• español
    • English
    • português
  • português 
    • español
    • English
    • português
  • Página inicial
  • Sitio da OPS
  • Índices
  • Coleção completa
  • Sobre o IRIS
  • Memória Institucional
  • Contato
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.
Ver item 
  •   Página inicial
  • 1.PAHO Headquarters / Sede de la OPS
  • Scientific Journals and Newsletters / Revistas Científicas y Boletines
  • Pan American Journal of Public Health
  • Ver item
  •   Página inicial
  • 1.PAHO Headquarters / Sede de la OPS
  • Scientific Journals and Newsletters / Revistas Científicas y Boletines
  • Pan American Journal of Public Health
  • Ver item

Monitoramento sanitário de um sistema integrado de tratamento de águas residuárias da suinocultura

Thumbnail
Visualizar/Abrir
a03v14n6.pdf (128.7Kb)
  • Global styles
  • WHO
  • Chicago
  • Elsevier Vancouver
  • Elsevier Harvard
  • Help
  • CSV
  • RIS (Refman)
Data
2003
Autor
Barros, Ludmilla S. S
Amaral, Luiz A. do
L. Júnior, Jorge de
Metadata
Mostrar registro completo
Resumo
OBJETIVO: Avaliar o potencial de contaminaçäo de águas residuárias da suinocultura. MÉTODOS: As águas residuárias da suinocultura foram estocadas em um tanque. Depois de 0, 30, 60, 90 e 120 dias de retençäo hidráulica, foram incorporadas em lisímetros preenchidos com solos argilosos, arenosos e médios. Esses lisímetros foram entäo submetidos à simulaçäo de duas condiçöes climáticas: estaçäo de chuvas e estiagem. O número de unidades formadoras de colônias de coliformes totais, coliformes fecais e estreptococos fecais foi medido nos efluentes do tanque de estocagem (para os diversos períodos de retençäo hidráulica), nos percolados dos lisímetros e nos três tipos de solo. As análises microbiológicas foram realizadas através da técnica de membrana filtrante. As análises de pH foram realizadas potenciometricamente. RESULTADOS: Para os três microrganismos, as reduçöes bacterianas máximas no tanque de estocagem foram obtidas a partir de 90 dias de retençäo. A quantificaçäo bacteriana nos percolados dos três solos foi caracterizada por reduçöes elevadas. Em relaçäo aos três tipos de solo, os maiores valores de reduçäo bacteriana foram verificados nos solos médios, devido à sua acidez (pH 7,0). Para os coliformes fecais a retençäo hidráulica näo foi suficiente para permitir a adequaçäo sanitária das águas residuárias e sua utilizaçäo na irrigaçäo (valores acima de 1 000 UFC.100 mL-1). Nesse caso, a incorporaçäo desses resíduos nos solos foi caracterizada como uma segunda etapa de tratamento. CONCLUSÖES: A retençäo da água residuária, seguida da aplicaçäo no solo, mostrou-se eficiente na minimizaçäo do efeito contaminante dos resíduos da suinocultura. Recomenda-se uma diminuiçäo no tempo de estocagem das águas residuárias da suinocultura, de 120 para 90 dias.(AU)
Título traduzido
Sanitary monitoring of an integrated system for the treatment of wastewaters from pig farming
Series
Rev Panam Salud Publica;14(6),dic. 2003
Assunto
Criação de Animais Domésticos; Microbiologia da Água; Purificação da Água; Brasil; Suínos
URI
http://www.scielosp.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1020-49892003001100003
https://iris.paho.org/handle/10665.2/8300
Cita
Barros, Ludmilla S. S,Amaral, Luiz A. do,L. Júnior, Jorge de (2003) Monitoramento sanitário de um sistema integrado de tratamento de águas residuárias da suinocultura. Rev Panam Salud Publica;14(6) 385-393,dic. 2003. Retrieved from http://www.scielosp.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1020-49892003001100003
Collections
  • Pan American Journal of Public Health

Navegar

Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTítulo da SerieTipo de materialIdiomasCategoríaUnidade Técnica/Repesentação de paísEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTítulo da SerieTipo de materialIdiomasCategoríaUnidade Técnica/Repesentação de país

Estatística

Ver as estatísticas de uso

Organização Pan-Americana da Saúde
Organização Mundial da Saúde. Escritório Regional para as Américas.
525 Twenty-third Street, N.W., Washington, D.C. 20037, Estados Unidos
Tel.: +1 (202) 974-3000 Fax: +1 (202) 974-3663
email: libraryhq@paho.org

Links

  • Publicações destacadas da OPAS
  • Biblioteca Digital da OMS (IRIS)
  • Biblioteca Virtual em Saúde (BVS)
  • Global Index Medicus (GIM)

Export citations

Export the current results of the search query as a citation list. Select one of the available citation styles, or add a new one using the "Citations format" option present in the "My account" section.

The list of citations that can be exported is limited to items.

Export citations

Export the current item as a citation. Select one of the available citation styles, or add a new one using the "Citations format" option present in the "My account" section.

Export Citations