• español
    • English
    • português
  • English 
    • español
    • English
    • português
  • IRIS PAHO Home
  • PAHO website
  • Indexes
  • All Collections
  • About IRIS
  • Institutional Memory
  • Contact
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.
View Item 
  •   IRIS PAHO Home
  • 1.PAHO Headquarters / Sede de la OPS
  • Scientific Journals and Newsletters / Revistas Científicas y Boletines
  • Pan American Journal of Public Health
  • View Item
  •   IRIS PAHO Home
  • 1.PAHO Headquarters / Sede de la OPS
  • Scientific Journals and Newsletters / Revistas Científicas y Boletines
  • Pan American Journal of Public Health
  • View Item

Manejo da epilepsia na rede básica de saúde no Brasil: os profissionais estão preparados?

Thumbnail
View/Open
28092.pdf (78.03Kb)
  • Global styles
  • WHO
  • Chicago
  • Elsevier Vancouver
  • Elsevier Harvard
  • Help
  • CSV
  • RIS (Refman)
Date
2005
Author
Li, Li Min
Fernandes, Paula Teixeira
Mory, Susana
Noronha, Ana Lucia Andrade
Boer, Hanneke M. de
Espíndola, Javier
Miranda, Claudio
Sander, Josemir W
Prilipko, Leonid
Metadata
Show full item record
Abstract
OBJETIVO: Identificar a percepção quanto à epilepsia dos profissionais médicos e não-médicos que atuam na rede básica de saúde no Brasil. MÉTODO: Os dados foram coletados durante o VI Congresso Brasileiro de Medicina de Família e Comunidade e VI Congresso de Medicina Familiar, realizados em 2004 no Rio de Janeiro, com 1 200 participantes de todo o Brasil. Foram aplicados dois questionários, um para os médicos e outro para profissionais não-médicos da área da saúde. RESULTADOS: Quinhentas e noventa e oito pessoas responderam aos questionários. Tanto os 345 médicos como os 253 não-médicos mostraram uma percepção adequada sobre a epilepsia. A porcentagem média estimada (auto-informada) de pessoas com epilepsia na população atendida pelos profissionais que participaram do estudo foi de 0,78 por cento (286 respostas; 0 a 8 por cento; mediana = 0,37 por cento); de pacientes com crises controladas, 60 por cento; de pacientes em monoterapia, 55 por cento; de médicos que encaminhavam seus pacientes para o neurologista, 59 por cento; e de pacientes que estavam trabalhando ou estudando, 56 por cento. Do total de médicos, 252 (73 por cento) informaram não se sentir seguros no manejo de pessoas com epilepsia, enquanto 84 (24 por cento) sentiam-se seguros e nove (3 por cento) não sabiam; dos 252 médicos que se sentiam inseguros, 226 (90 por cento) disseram que participariam de um treinamento para melhorar a qualidade do atendimento médico na epilepsia. CONCLUSÃO: Os profissionais que participaram do estudo, atuantes no sistema básico de saúde, indicaram que o sistema tem os elementos fundamentais para o tratamento integral da epilepsia. Contudo, para garantir o estabelecimento de um programa efetivo e eficiente de manejo da epilepsia na rede básica, são necessárias: uma rede de referência e contra-referência, a distribuição contínua de drogas anti-epilépticas, a monitorização do manejo da epilepsia pelo Sistema de Informação da Atenção Básica do governo federal e a educação continuada de profissionais de saúde, com ênfase inclusive no apoio psicológico e inserção social dos pacientes portadores de epilepsia. (AU)
Translated title
Managing epilepsy in the primary care network in Brazil: are health professionals prepared?
Series
Rev Panam Salud Publica;18(4/5),oct.-nov. 2005
Subject
Competência Clínica; Epilepsia; Atenção Primária à Saúde; Brasil; Questionários
URI
http://www.scielosp.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1020-49892005000900010
https://iris.paho.org/handle/10665.2/8030
Citation
Li, Li Min,Fernandes, Paula Teixeira,Mory, Susana,Noronha, Ana Lucia Andrade,Boer, Hanneke M. de,Espíndola, Javier,Miranda, Claudio,Sander, Josemir W,Prilipko, Leonid (2005) Manejo da epilepsia na rede básica de saúde no Brasil: os profissionais estão preparados?. Rev Panam Salud Publica;18(4/5) 296-302,out.-nov. 2005. Retrieved from http://www.scielosp.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1020-49892005000900010
Collections
  • Pan American Journal of Public Health

Browse

All of IRIS PAHOCommunities & CollectionsBy Issue DateAuthorsTitlesSubjectsSeries TitleType of materialLanguageCategoryTechnical Unit/Country OfficeThis CollectionBy Issue DateAuthorsTitlesSubjectsSeries TitleType of materialLanguageCategoryTechnical Unit/Country Office

Statistics

View Usage Statistics

Pan American Health Organization
World Health Organization. Regional Office for the Americas
525 Twenty-third Street, N.W., Washington, D.C. 20037, United States of America
Tel.: +1 (202) 974-3000 Fax: +1 (202) 974-3663
email: libraryhq@paho.org

Links

  • PAHO Featured Publications
  • WHO Digital Library (IRIS)
  • Virtual Health Library (VHL)
  • Global Index Medicus (GIM)

Export citations

Export the current results of the search query as a citation list. Select one of the available citation styles, or add a new one using the "Citations format" option present in the "My account" section.

The list of citations that can be exported is limited to items.

Export citations

Export the current item as a citation. Select one of the available citation styles, or add a new one using the "Citations format" option present in the "My account" section.

Export Citations