Elaboração de planos de preparação para pandemias por patógenos respiratórios
Date
2024-09-25Document Number
OPAS/PHE/IHM/24-0002
Metadata
Show full item recordAbstract
O planeamento de emergências de saúde pública deve garantir que as capacidades desenvolvidas durante emergências anteriores sejam mantidas, incorporadas e postas em prática quando surgir um novo evento de preocupação para a saúde pública. Os investimentos na preparação para pandemias levam a uma detecção mais rápida e a uma resposta mais forte às ameaças à saúde pública, protegendo assim as comunidades do enfraquecimento dos efeitos sociais e económicos das epidemias e pandemias.
A Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) reconhece os esforços dos países da Região das Américas para desenvolver e/ou fortalecer seus planos pandêmicos de patógenos respiratórios. A OPAS apoia atividades de planejamento com ferramentas e conhecimentos especializados, alinhando esses esforços com a iniciativa de Preparação e Resiliência para Ameaças Emergentes (PRET).
A iniciativa PRET é uma abordagem inovadora para melhorar a preparação para pandemias de doenças. Reconhece que os mesmos sistemas, capacidades, conhecimentos e ferramentas podem ser aproveitados e aplicados a grupos de agentes patogénicos com base no seu modo de transmissão (respiratória, transmitida por vetores, transmitida por alimentos, etc.).
A iniciativa PRET incorpora as mais recentes ferramentas e abordagens para a aprendizagem partilhada e a acção colectiva estabelecidas durante a pandemia da COVID-19 e outras emergências recentes de saúde pública. Coloca os princípios de equidade, inclusão e coerência em primeiro plano. Este documento descreve quatro etapas para o planejamento de uma pandemia de patógenos respiratórios (Módulo PRET1). Passo 1: Preparar, analisar a situação e envolver as partes interessadas, Passo 2: Elaborar o plano, Passo 3: Avaliar, finalizar e divulgar o plano e Passo 4: Implementar, monitorizar e avaliar continuamente o plano.
O escopo deste documento é orientar o processo de atualização e desenvolvimento de planos de preparação e resposta a pandemias causadas por patógenos respiratórios, a fim de fortalecer suas capacidades básicas e incentivar os países da Região das Américas a terem planos operacionais, comprovados e com um plano regular de monitorização e atualização para enfrentar epidemias e pandemias face a este tipo de ameaça.
Pages
9 p.
Subject
Collections
This notice should be preserved along with the article's original URL.Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 IGO
Related items
Showing items related by title, author, creator and subject.
-
Marín-Carballo, Clara; Cruz-Peñate, Mario; Martín, María Pía (2023)[RESUMEN]. Objetivo. Analizar las políticas de preparación en salud en Chile, e identificar sus fortalezas y debilidades. No hay hasta la fecha otros estudios que analicen las políticas de preparación en el país. Métodos. ...
-
Organização Pan-Americana da Saúde; Health Emergencies (PHE) (OPASUnited StatesWashington, D.C., 2024)Com frequência, os estabelecimentos de saúde na Região das Américas são afetados por emergências de saúde e desastres, colocando em risco sua capacidade de prestar serviços à população. A metodologia STAR-H ajuda o pessoal ...
-
Organização Pan-Americana da Saúde; Representação da OPAS/OMS no Brasil (OPASBrazilBrasília, D.F., 2020)Atualmente, os países estão concentrados na preparação e resposta à doença causada pelo novo coronavírus 2019 (COVID-19). Infelizmente, essa não será a última emergência de saúde vivenciada pelo mundo, e alguns países ...