Caixa de ferramentas para a vigilância sorológica integrada de doenças transmissíveis nas Américas
Date
2023-08-14ISBN
978-92-75-72565-8 (PDF) 978-92-75-72566-5 (versão impressa)
Metadata
Show full item recordAbstract
A vigilância sorológica é uma ferramenta que complementa os métodos tradicionais de saúde pública para vigilância de doenças transmissíveis e fornece informações valiosas sobre a transmissão de doenças nas populações – por exemplo, para identificar lacunas na imunidade contra doenças imunopreveníveis. Esta informação é útil para monitorar a exposição da população a doenças como malária, doenças infecciosas negligenciadas, doenças transmitidas por alimentos, doenças transmitidas pela água, doenças transmitidas por vetores e doenças infecciosas emergentes. Como muitas doenças infecciosas estão ou estiveram presentes em populações que vivem em ambientes onde vários fatores de risco se sobrepõem, consequentemente a vigilância sorológica integrada facilita sinergias e otimiza a utilização de recursos de saúde pública.
Este kit de ferramentas foi desenvolvido para facilitar a concepção, implementação, análise, interpretação e uso dos resultados de inquéritos sorológicos integrados para reforçar as capacidades dos países visando à eliminação de doenças transmissíveis. A primeira parte descreve os conceitos básicos de inquéritos sorológicos e vigilância sorológica; seus usos, benefícios e desafios; formas de melhorar sua eficiência e seu potencial de contribuir para a tomada de decisões na esfera da saúde pública. Em seguida, este kit de ferramentas apresenta um processo passo a passo para a implementação da vigilância sorológica integrada baseada em inquéritos. Inclui recomendações sobre como identificar a necessidade e a finalidade da coleta de informações sorológicas, a concepção e a metodologia do inquérito, métodos laboratoriais, considerações práticas para a implementação do inquérito, análise e interpretação dos dados, e o uso dos achados para subsidiar a tomada de decisões.
Destina-se principalmente a apoiar gestores de programas e equipes atuantes no controle e eliminação de doenças transmissíveis. O público-alvo inclui – mas não se restringe – a coordenadores de programas de doenças transmissíveis, doenças infecciosas negligenciadas e imunização; gestores de vigilância epidemiológica; funcionários de laboratórios de saúde pública e outros funcionários de ministérios, secretarias e departamentos de saúde que possam estar interessados em incorporar a vigilância sorológica integrada ao arsenal de seus sistemas de vigilância como meio de obter informações adicionais sobre a transmissão populacional de doenças infecciosas.
Subject
Citation
Organização Pan-Americana da Saúde. Caixa de ferramentas para a vigilância sorológica integrada de doenças transmissíveis nas Américas. Washington, DC: OPAS; 2023. Disponível em: https://doi.org/10.37774/9789275725658.
Collections
This notice should be preserved along with the article's original URL.Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 IGO
Related items
Showing items related by title, author, creator and subject.
-
Vigilância sorológica integrada de doenças transmissíveis mediante ensaio de micro-esferas multiplex na Região das Américas. Relatório da terceira reunião regional (Cuernavaca, 4 e 5 de março de 2020)
Organização Pan-Americana da Saúde; Communicable Diseases and Environmental Determinants of Health (CDE) (Washington, D.C., OPAS, 2020-10-14)A Organização Pan-Americana da Saúde, em parceria com os Centros de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos, iniciou um trabalho colaborativo em 2016 com delegados do Brasil, México e Paraguai com vistas a ... -
Lessons learned from the implementation of integrated serosurveillance of communicable diseases in the Americas
Saboyá-Díaz, Martha-Idalí; Castellanos, Luis Gerardo; Morice, Ana; Ade, Maria Paz; Rey-Benito, Gloria; Cooley, Gretchen M.; Scobie, Heather M.; Wiegand, Ryan E.; Coughlin, Melissa M.; Martin, Diana L. (2023-03-07)[ABSTRACT]. Objective. Systematize the experience and identify challenges and lessons learned in the implementation of an initiative for integrated serosurveillance of communicable diseases using a multiplex bead assay in ... -
Metodologia para avaliar as estratégias nacionais para a prevenção e controle das arboviroses nas Américas
Organização Pan-Americana da Saúde; Communicable Diseases and Environmental Determinants of Health (CDE) (Washington, D.C., OPAS, 2022-05-24)A Estratégia de gestão integrada para a prevenção e controle da dengue na Região das Américas (EGI-dengue) foi elaborada em 2003 pelos países da Região das Américas e pela Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS). Essa ...