dc.date.accessioned | 2022-09-28T20:43:24Z | |
dc.date.available | 2022-09-28T20:43:24Z | |
dc.date.issued | 2022-01-07 | |
dc.identifier.citation | Organização Pan-Americana da Saúde. Diretrizes para o tratamento das
leishmanioses na Região das Américas. Segunda edição. Washington, D.C.: OPAS; 2022. Disponível em https://doi.
org/10.37774/9789275725030. | en_US |
dc.identifier.isbn | 978-92-75-72503-0 (PDF) | |
dc.identifier.isbn | 978-92-75-72504-7 (versão impressa) | |
dc.identifier.uri | https://iris.paho.org/handle/10665.2/56487 | |
dc.description.abstract | As leishmanioses são doenças infecciosas negligenciadas de grande importância na Região das Américas devido à sua morbimortalidade e ampla distribuição geográfica. Das três principais formas clínicas, a cutânea é a mais frequente, e a visceral, a mais grave, podendo causar a morte em até 90% das pessoas não tratadas.
Em 2013, a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) desenvolveu recomendações para o tratamento das leishmanioses na Região das Américas, utilizando a metodologia de recomendação, avaliação, desenvolvimento e avaliação (GRADE, na sigla em inglês). No entanto, diante das evidências acumuladas desde então, tornou-se necessário revisar essas recomendações. Esta segunda edição apresenta as recomendações atualizadas sobre o tratamento das leishmanioses e descreve em detalhes os esquemas terapêuticos e os critérios de indicação de tratamento no contexto regional.
Estas diretrizes apresentam modificações substanciais em relação à primeira edição. No caso da leishmaniose cutânea, retirou-se o cetoconazol das opções terapêuticas, o número de espécies de Leishmania para as quais há evidência robusta da eficácia da miltefosina aumentou de duas para quatro e a recomendação de administrar antimoniais intralesionais agora é forte. Em relação à leishmaniose mucosa, incluiu-se uma forte recomendação para o uso de antimoniais pentavalentes com ou sem pentoxifilina oral. Para a leishmaniose visceral, a recomendação antes forte sobre o uso de antimoniais pentavalentes e anfotericina B desoxicolato agora é condicional. Também há fortes evidências contra o uso de miltefosina em pacientes com leishmaniose causada por Leishmania infantum. Outras mudanças importantes são o desdobramento das recomendações dependendo da faixa etária do paciente (adulta ou pediátrica), a inclusão das espécies de Leishmania e, no caso de pacientes imunocomprometidos, uma nova recomendação forte contra o uso de antimoniais pentavalentes. | en_US |
dc.language.iso | pt | en_US |
dc.publisher | OPAS | en_US |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 IGO | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/igo/ | * |
dc.subject | Leishmaniose | en_US |
dc.subject | Leishmaniose Visceral | en_US |
dc.subject | Leishmaniose Mucocutânea | en_US |
dc.subject | Leishmaniasis Cutánea | en_US |
dc.subject | Doenças Negligenciadas | en_US |
dc.subject | America | en_US |
dc.title | Diretrizes para o tratamento das leishmanioses na Região das Américas. Segunda edição | en_US |
dc.type | Procedures, manuals, guidelines | en_US |
dc.rights.holder | Pan American Health Organization | en_US |
dc.contributor.corporatename | Organização Pan-Americana da Saúde | en_US |
paho.isfeatured | 0 | en_US |
paho.publisher.country | United States | en_US |
paho.publisher.city | Washington, D.C. | en_US |
dc.identifier.doi | https://doi.org/10.37774/9789275725030 | |
paho.source.centercode | US1.1 | en_US |
paho.relation.languageVersion | 10665.2/56121 | en_US |
paho.relation.languageVersion | 10665.2/56120 | en_US |
paho.contributor.department | Communicable Diseases and Environmental Determinants of Health (CDE) | en_US |
paho.iswhotranslation | No | en_US |